segunda-feira, 3 de abril de 2017

BOBLIOTECA CENTRAL DA UFRN ZILA MAMEDE


Em 1985, após falecimento de Zila da Costa Mamede, primeira bibliotecária do estado, Diretora da Biblioteca Central durante o período de 1959 a 1980, bem como idealizadora/organizadora do Sistema de Bibliotecas da UFRN, por meio da Resolução 120/CONSUNI de 09/12/1985, a Biblioteca Central da UFRN passou a ser chamada Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM).

Em maio de 2011, na gestão do Reitor José Ivonildo do Rêgo, foi inaugurado um novo prédio, conhecido com Anexo, que possui uma área de 3.649,17 m², distribuídas em três pavimentos; ampliando assim a estrutura da Biblioteca Central Zila Mamede, que hoje possui uma área total de 8.586,49m².

O prédio base da BCZM, com uma área de 4.937,32 m² compreende: Direção, Secretaria, Coordenadoria das Bibliotecas Setoriais, Coordenadoria de Seleção e Aquisição (Setor de Compras, Setor de Doação e Seção de Intercâmbio), Coordenadoria de Processos Técnicos (Setor de Catalogação e Classificação, Seção de Apoio Técnico e Setor de Restauração), Coordenadoria de Apoio Tecnológico (Setor de Suporte Técnico) e Coordenadoria de Apoio ao Usuário, com: Setor de Informação e Referência, Setor de Repositórios Digitais, Setor de Coleções Especiais (periódicos, teses e dissertações, anais de eventos, multimeios, etc.), Setor de Circulação (acervos das classes 7 - Arte, Recreação, Diversões e Esporte -, 8 - Linguagem, Linguística e Literatura- e 9 - Geografia, Biografia e História - Coleção de Desbaste), Videoteca (30 lugares), Auditório (138 lugares), Salas de estudo individual 06 salas de estudo em grupo, Reprografia, Balcão de guarda-volumes, áreas para leitura, instalações sanitárias e outras.
           
Enquanto o prédio anexo possui uma área de 3.649,17m², distribuídas em três pavimentos. O térreo compreende o Miniauditório (50 lugares), Laboratório de Informática (20 lugares), Laboratório de Acessibilidade (Setor da Coordenadoria de Apoio ao Usuário da Biblioteca Central Zila Mamede, responsável por produzir material informacional em diferentes formatos acessíveis e orientar e capacitar os usuários na utilização das tecnologias assistivas) e Sala para Serviços Internos. Entre o primeiro e o segundo pavimentos temos um salão para Estudo Individual, além de Hall. No segundo e terceiro pavimentos dispomos de Áreas de Acervos que agrupam as coleções das classes: 0 (Generalidade, Ciência e Conhecimento), 1 (Filosofia e Psicologia), 3 (Ciências Sociais, Direito e Administração Pública), 5 (Matemática e Ciências Naturais) e 6 (Ciências Aplicadas, Medicina e Tecnologia). No terceiro pavimento também temos a Sala de Obras Raras, que disponibiliza livros raros, Folhetos e Coleção Brasiliana; em todos os pavimentos existem áreas para estudo em grupo e instalações sanitárias.

A BCZM é uma unidade suplementar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte diretamente subordinada à Reitoria, regulamentada pelas normas constantes no seu Regimento Interno. É o órgão central executivo do Sistema de Bibliotecas da UFRN (SISBI), responsável pela coordenação, planejamento e fiscalização das atividades técnicas das unidades de informação que compõem esse Sistema.

Tem como missão “fornecer suporte informacional às atividades de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo com a geração de produtos e serviços em ciência, tecnologia e inovação na UFRN”.

Dispõe de amplas áreas de acervo, duas salas de estudos individual climatizadas, sendo uma no prédio base com 48 cabines distribuídas em uma área aproximada de 135,85m² e nas novas instalações com 88 cabines, numa área de 194,95m²; e, ainda, sete salas de estudo em grupo, também climatizadas, com um total de 124,21m². Além das cabines para estudo individual a BCZM, também disponibiliza 133 mesas (de tamanhos variados) e 451 assentos para estudo em grupo.

O acervo geral da BCZM, até março de 2017, compreende um total de mais de 419.190 volumes, distribuídos em exemplares e fascículos, ou seja, livros, folhetos, periódicos, teses, dissertações e Multimeios das diversas áreas do conhecimento. Além disso, disponibiliza a comumunidade universitária acesso a 3.536  Livros Digitais, sendo 42 títulos da Atheneu (Área de Saúde) e 3.493 da Springer, distribuídos nas seguintes áreas: Arquitetura, Artes e Design; Ciências do Comportamento; Ciências Biomédicas e Biologia; Economia e Negócios; Química e Ciência dos Materiais; Ciências da Computação; Ciências Ambientais e da Terra; Engenharia; Humanidades, Ciências Sociais e Direito; Matemática e Estatística; Medicina; Física e Astronomia; Computação Profissional e Web Design.
FONTE – SITE DA UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, CRIADO EM 28 DE DEZEMBRO DE 2008, COM 89 BLOGS E MAIS DE 2 MIL LINKS

BIBLIOTECAS